O que é Papel térmico(Termo sensíve)l?

Papel térmico, para a impressão sem ribbon (térmica direta). Temos diversos modelos de etiqueta térmica adesiva de alta qualidade. Mais nitidez na impressão e alta lisura que prolonga a vida útil da impressora.

 

O papel térmico adesivo ou termossensível é um material com revestimento especial de tinta termoativada (corante leuco e ácido revelador). Em outras palavras, é um papel revestido por uma camada química que se torna preta (ou outra cor) no local onde é aquecida ou friccionada. Sendo assim, ao passar pela impressora térmica, o calor do cabeçote "revela" os pontos de impressão.

Uma curiosidade: se você colocar um papel térmico (por exemplo, cupons fiscais ou etiqueta de balança) próximo a uma chama ou fonte de calor, ele se tornará totalmente escuro.

Principais usos da etiqueta térmica

A grande vantagem da etiqueta de papel térmico é a facilidade com estoque e suprimentos. É preciso adquirir somente as bobinas, dispensando o uso do ribbon. Isso facilita o manuseio dos equipamentos, já que é mais fácil e rápido trocar somente o rolo de etiquetas do que também o ribbon de impressão. Além de agilizar o treinamento da equipe. A desvantagem é que os dados são temporários e não pode ser exposta ao calor.

Os cenários mais comuns do uso de etiquetas de papel térmico são:
- Etiqueta de balanças. Em açougues, padarias, supermercados e frutarias. A impressão geralmente usa dados e código de barras para agilizar o trabalho no caixa.
- Etiquetas logísticas. Desde que sejam transportadas e armazenadas sempre protegidas da exposição direta ao sol.
- Etiquetas de pacientes e acompanhantes em hospitais, assim como, exames de laboratórios.
- Etiquetas com dados sigilosos. O ribbon cria uma cópia em "negativo" do material impresso. Por isso, a etiqueta de papel térmico é a melhor escolha para a impressão de dados sensíveis. 
- Etiquetas de crachás temporários.

Camadas da etiqueta de papel térmico

A etiqueta de papel térmico é um "sanduíche" de várias camadas que atuam em conjunto para garantir uma impressão de boa qualidade. Sendo assim, considerando a camada de cima, a que entra em contato direto com o cabeçote de impressão, temos:

  • Overcoating ou "barreira". Serve para aumentar a lisura e proteger o cabeçote de impressão. Melhora a durabilidade e transfere o calor do cabeçote para as camadas inferiores;
  • Camada térmica. Contém os aditivos que reagem ao calor e fazem a impressão aparecer;
  • Undercoating ou primeiro revestimento. Tem a dupla função de selar o papel para receber as camadas superiores. Concentra o calor da impressão (melhora a nitidez);
  • Frontal ou base. Aqui temos o "papel" propriamente dito, de lisura superior;
  • Adesivo. Mantém a etiqueta firme no lugar. Deve ser o suficiente para garantir a adesão, mas não em excesso para não vazar e danificar a impressora;
  • Liner. Base de todo o conjunto, é um material siliconado que segura a etiqueta adesiva até a sua aplicação.

Papel térmico ruim pode estragar a impressora

Papel térmico não é tudo igual! Há grande variedade na qualidade dos papéis térmicos encontrados no mercado, e alguns podem até prejudicar o seu equipamento. Os problemas mais comuns encontrados nos papéis inferiores são:

  • Revestimento irregular: o revestimento de corante não tem uma boa regularidade, como resultado, a impressão apresenta falhas em áreas ou pontos do papel, o que pode tornar um código de barras ilegível. Outro problema de revestimento irregular é quando determinados pontos apresentam impressão bem escura ou borrada e em outros, a impressão mais clara, quase apagando.
  • Corte de má qualidade na bobina: infelizmente, é comum o uso de lâminas bastante gastas no corte de bobinas e etiquetas de papel térmico. Isso faz com que a borda do papel fique mais áspera e libere um pó que pode acumular na impressora e, em casos extremos, até queimar pontos do cabeçote.
  • Papel térmico com baixa durabilidade. O papel térmico é um material cuja impressão tem durabilidade bastante reduzida, se comparado a outras modalidades de impressão. Ainda assim, um papel de boa qualidade resiste por até cinco anos sem perder os dados se armazenado ao abrigo da luz, calor e umidade.
  • Excesso de adesivo nas etiquetas. Esse é um problema das etiquetas de baixa qualidade em geral. Para compensar um adesivo "mais fraco", aplica-se uma gramatura excessiva. Em muitos casos, esse excesso vaza para dentro da impressora, causando falhas e travamentos.

Papel térmico com barreira ou sem barreira?

Mesmo nos papéis produzidos com excelente padrão de qualidade, você pode optar por dois tipos de papéis: papel térmico com barreira e sem barreira.

Ambos possuem excelente padrão de lisura e podem ser usados sem prejuízo na impressora (desde que se adquiridos de marcas e gráficas confiáveis).

Papel térmico com barreira. Chamado de AS (Alta Sensibilidade), Top ou Premium. Possui mais barreiras contra água (impermeabilizante), gordura, sangue. É comum usar em carnes, frios e ambientes úmidos. Tem boa sensibilidade e maior durabilidade.

Papel térmico sem barreira. Conhecido como Dry, Eco, entre outros. Usado em produtos secos, como frutas não refrigeradas, pães e bolos. É comum em logística, para despachos que acontecem em um período curto de tempo, e quando não há exposição excessiva à luz ou calor. Tem ótima sensibilidade, mas precisa ser mantido em ambiente bem seco.

O que é mais barato: papel térmico ou couchê + ribbon?

Algumas impressoras suportam somente impressão de papel térmico, outras também têm suporte ao ribbon, um filme tintado que é usado em conjunto com papéis não térmicos (couchê, transtérmico, monolúcido, entre outros).

Se a sua impressora trabalha de ambos os modos, o que é mais barato? Se considerar apenas o custo dos insumos, o papel comum e ribbon sai mais em conta. Mas há custos escondidos que podem tornar o papel térmico mais vantajoso.

O ribbon, além do custo, tem outras vantagens.
- Etiquetas impressas com ribbon têm alta durabilidade, resistem a exposição à luz e algum calor (dependendo do papel).
- O ribbon protege o cabeçote de impressão, aumentando a durabilidade do equipamento (papel é mais áspero para o cabeçote e exige limpeza mais frequente)
- Impressão com ribbon resiste a álcool 70º, usado na higienização de produtos. O álcool revela o corante do papel térmico, tornando-o preto.

O papel térmico, porém, tem sua utilidade.
- Impressão no papel térmico é mais resistente a atrito do que ribbon comum. Etiquetas impressas com ribbon de cera podem borrar com atrito no envio pelos Correios, por exemplo, e perder informação.
- O gerenciamento de insumos de papel térmico é muito mais fácil. É necessário controlar somente a quantidade de um único insumo. Além disso, a troca do papel térmico costuma ser mais fácil do que a troca do ribbon na impressora. Esse processo diminui o tempo de parada e necessidade de treinamento específico para a equipe de operação.

Etiqueta térmica pode ser feita de BOPP?

Sim! A etiqueta de BOPP térmico possui uma aparência ótima, é resistente a água e recomendado para aplicações em contato com umidade.

No entanto, é um produto de aplicação específica, pois o custo é muito mais alto que o papel térmico, e também que a impressão de BOPP comum com ribbon. Além disso, como o BOPP também é mais flexível que o papel, ele pode não funcionar em destacadoras (por exemplo, em balanças).

Ainda assim, há cenários onde o BOPP térmico é mesmo a solução ideal, principalmente onde não é possível usar ribbon e há grande necessidade de dados variáveis (impressão in loco), como é o caso de certos laboratórios..

Curva de sensibilidade: por que a impressão no papel térmico está mais clara?

Essa é uma queixa comum ao trocar o fornecedor de papel térmico: a impressão costumava ser densa, bem escura, e agora está falhada com o material novo. O que houve?

O cenário oposto também ocorre bastante: em um material novo a impressão está tão escura que chega a borrar.

Isso acontece porque papéis diferentes têm diferentes curvas de sensibilidade — quão escura é a impressão com determinada quantidade de energia (calor do cabeçote da impressora). Papéis sem barreira precisam de menos calor, e podem funcionar até quando o cabeçote estiver sujo ou mal conservado. Já etiquetas com barreira requerem mais calor. Mantenha a limpeza do cabeçote em dia ou aumente a quantidade de energia (parâmetro que pode estar como "darkness", "intensidade" ou "escuridão").

Outro parâmetro importante é a velocidade. Quanto maior a velocidade, menos energia. Se a impressão estiver falhada, é interessante reduzir a velocidade. É como um pão em uma torradeira, quanto mais tempo ele ficar ali, mais escuro.

Softwares como o P-Touch Editor da Brother já até associam velocidade à qualidade. Na imagem abaixo você pode ver a opção "Prioridade para qualidade de impr.", que quando ativada reduz a velocidade da impressora para ajudar a revelar melhor o corante, melhorando a qualidade de impressão.

tela do software P-Touch Editor da impressora brother- Prioridade para qualidade de impressão-promtec

Etiquetas térmicas personalizadas

Etiquetas térmicas podem ser personalizadas, pré-impressas com seu logo ou chapadas com uma cor de fundo. Esse procedimento é bastante comum nas etiquetas de balança e pode ser usado em todos os tipos de automação (logística, controle de estoque, etc).

Etiquetas de papel térmico para todos os modelos de impressora

Temos etiquetas de papel térmico para todos os modelos de impressora como Zebra, Elgin, Argox, TSC, Dymo LabelWriter, Brother QL, SLP, Sewoo, Datec, entre outras. Além disso, personalizamos as etiquetas em qualquer tamanho, inclusive em formatos especiais (redondo, cantos arredondados, entre outros).

Entregamos em branco e em tubetes no tamanho compatível com a sua impressora. Ou fazemos as etiquetas pré-impressas a cores (da sua marca, por exemplo), com acabamento de alta qualidade.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

46.690.127 KAUE GOMES DA SILVA - CNPJ: 46.690.127/0001-80 © Todos os direitos reservados. 2024